quinta-feira, 20 de setembro de 2007

O nosso Deus quer festa...


A motivação de ministrarmos a respeito das Festas provém do Espírito de Deus em nossos corações, pois temos entendido claramente ser este o Tempo do Senhor Restaurar todas as coisas.
Sabemos que do Senhor vêm o querer e o realizar, portanto este entendimento e esta paixão pela celebração ao Deus, vivo que surgiu em nossos corações, nos foi implantado pelo Santo Espírito de Deus, porque O Espírito não fala Dele, senão glorifica a Jesus, O Autor e Consumador da nossa Fé.
Para iniciar queremos relembrar a última conversa que Jesus teve com seus discípulos, antes de subir já ressurreto dentre os mortos, para a Presença do Pai: " Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:6-8 RA)
Jesus deixa claro que a atenção de seus discípulos, não deveria estar no calendário humano, (será que é hoje ou amanhã?), mas, deveriam estar prontos para serem testemunhas da Ressurreição de Jesus, e isto depois de serem Cheios da Presença do Espírito Santo, que viria sobre eles.
Porém o Apóstolo Paulo deixa claro que os servos de Deus fiéis não serão pegos de surpresa, mas aqueles que discernirem os tempos e as épocas estarão prontos para o Reencontro com Jesus chamado de Noivo que virá buscar a sua Igreja chamada de "A Noiva do Cordeiro". " Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;" (1 Ts 5:4 RA)
Portanto há incontáveis sinais nas escrituras, para aqueles que são do Senhor, e que desejam ardentemente estar em comunhão com Deus.
O Maior deles, e que chamaremos a partir de hoje de O Relógio de Deus, são as Festas, ou As Festas do Cordeiro. Porque Jesus, O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, está presente em cada detalhe destas festas. O Tempo de Deus Há duas principais palavras nos originais Bíblicos, para a Palavra Tempo. Kronos: Que é o tempo em que estamos vivendo, que se sucede ininterruptamente, por exemplo: 2, 3,4, 5 e 6 horas, ou 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, e Sexta-Feira, ou ainda, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004.
A outra Palavra é Kairós: O Tempo da Manifestação de Deus. Deus criou o Kronos fazendo separação entre Luz e Trevas, entre dias e dias. Coisas que Deus fez no Mundo Espiritual, estão explicadas no Gênesis, de uma forma simples que possamos entender. Deus fez o homem no sexto dia e no sétimo descansou. A palavra em hebraico para descanso é SHABAT. Daí se provém o nome que usamos para o último dia da semana que é Sábado.
O SHABAT, ou descanso é tão importante, que foi o quarto mandamento escrito por Deus nas tábuas dos dez mandamentos, juntamente com os outros que falam da Adoração e do Amor a Deus sobre todas as coisas. Para que fique ainda mais claro, quero falar acerca do uma construção que Deus mandou que fosse feita no deserto, no caminho da Terra Prometida chamada de Tabernáculo.
É um assunto interessantíssimo, que futuramente talvez venhamos a estudar, porém, o importante hoje é saber que nesta tenda, cada prego, cada cortina, cada coluna, cada móvel, absolutamente tudo, é uma referência de Jesus, e do ministério que O Pai lhe confiou aqui na Terra. Ou seja, as pessoas, ao entrarem no Tabernáculo, viam, pegavam, se moviam, em coisas físicas, materiais, que eram um símbolo de Jesus.
O Tabernáculo então era uma representação de Jesus no Espaço físico. O Shabat, por sua vez é a representação de Jesus no Tempo. Cada sexta-feira quando está começando a escurecer, a natureza diz: Jesus está voltando! O tempo do Descanso é chegado. Jesus mesmo se referiu como sendo O DONO DO SHABAT. Portanto assim como Jesus veio a este mundo em carne como homem, nós nos encontraremos novamente com Ele, para eternamente estarmos juntos. Jesus veio a este mundo num determinado tempo e retornará para nos buscar num outro tempo determinado. No nosso kronos, Jesus já veio a quase dois mil anos atrás. Aquele foi o Kairós (O Tempo da manifestação de Deus), para a vinda de Jesus, e, o seu regresso também se dará no Kairós de Deus. Sendo assim Deus através de profecias, e de coisas físicas como o Tabernáculo, deu indicações claras de como Jesus seria, onde ele nasceria, e o que ele faria.
Através do SHABAT e das Festas, Deus nos diz quando e de que forma Jesus realizou e ainda realizará tudo o que está profetizado na Bíblia. Deus é o que é no tempo e no espaço. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. As Festas e O Shabat Logo depois da saída do Egito, e da entrega das tábuas da Lei, Deus dá ordenanças para Moisés acerca das Festas, mas antes, Deus fala acerca do SHABAT.
Veja que curioso: " Trabalhareis seis dias, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso solene ao SENHOR;..." (Êxodo 35:2 RA) "Seis anos semearás a tua terra e recolherás os seus frutos; porém, no sétimo ano, a deixarás descansar e não a cultivarás,... Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás;..." (Êxodo 23:10-12 RA) No calendário que usamos chamado de Calendário Gregoriano, estamos já no século XXI, ou seja, já passamos a casa de dois mil anos que está sendo contado o KRONOS.
O povo judeu possui um calendário próprio, sendo que estão já bem próximos de 6.000 anos. Fazendo uma análise dos personagens bíblicos e da genealogia, comparando suas idades e épocas em que viveram, chegamos à conclusão que desde o primeiro homem, Adão, até Abraão, o pai da Fé, passaram cerca de 2.000 anos.
De Abraão até o nascimento de Jesus, se passaram mais dois mil anos. Sabendo que já está se completando cerca de 2000 anos, do nascimento e vida terrrena de Jesus, precisamos nos aperceber do que Deus nos diz nos textos citados acima: O Sétimo é do Senhor. Bem se você já ficou curioso veja agora sobre as Festas: Imediatamente depois de Deus repetir o mesmo conceito do SHABAT, algumas vezes para Moisés, Deus pede que Moisés e todo o povo celebre Festas anualmente para Ele, por todas as gerações.
Vejamos: " Três vezes no ano me celebrareis festa. Guardarás a Festa dos Pães Asmos; sete dias comerás pães asmos, como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; ninguém apareça de mãos vazias perante mim. Guardarás a Festa da Sega, dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a Festa da Colheita, à saída do ano, quando recolheres do campo o fruto do teu trabalho.
Três vezes no ano, todo homem aparecerá diante do SENHOR Deus." (Êxodo 23:14-17 RA) Primeiro o que é mais interessante é que O próprio Deus é claro em dizer: Me façam Festa! Vemos também que as tais Festas, estão ligadas a três coisas: Colheitas, Comidas e Ofertas.Há um tempo determinado para a primeira Festa (A Festa dos Pães Asmos), no mês chamado de ABIBE, que passa a ser o Primeiro mês do Calendário Judaico. Num outro texto um pouco mais longo em Levítico no Capítulo 23 O SHABAT e as Festas, são novamente recomendadas por Deus, agora, com instruções mais detalhadas de como deverão ser celebradas.
Outros nomes são usados para as Festas e outras datas importantes são acrescentadas, embora, não se subtraia qualquer coisa do que Deus, já havia pedido:
1º Novamente Deus chama a Atenção para o SHABAT. Entenda quando Deus faz isto, está dizendo: Não se esqueça, que o meu Kairós, está ligando ao teu Kronos, e que no teu Kronos quando estiver marcando SETE, o meu Kairós está para manifestar-se. 2º A primeira Festa chamada no Livro de Êxodo de Festa dos Pães Asmos, agora é chamada de Páscoa. O que foi mesmo que ocorreu cerce de 2000 anos atrás na Páscoa? Jesus foi morto. 3º Ligado à comemoração da Festa dos Pães Asmos, no dia imediato ao Shabat depois da Páscoa, os primeiros frutos de tudo o que se produzia era trazido como oferta diante do Senhor. Responda: Quem é o Primeiro, quem é a Primícia dentre os mortos, O Príncipe dos Exércitos do Senhor? Jesus.4º A próxima Festa comemorada 50 dias após as primícias serem entregues a Deus é A Festa das Semanas conhecida também como Pentecostes (50 dias), que marcava o início da Sega. As primeiras chuvas do ano caem nesta época. O que aconteceu 50 dias depois que Jesus Ressuscitou? O Espírito veio sobre a Igreja (As primeiras chuvas), O tempo da Colheita para Deus se iniciou. Jesus é esta Festa! 5º Antes de chegarmos à última Festa, passamos por duas datas muito significantes: O Dia do Toque do SHOFAR e o Dia da Cobertura ou Dia da Expiação. No primeiro dia O Shofar um instrumento feito de chifre de carneiro era tocado, anunciando a proximidade do dia da Cobertura. Nesta segunda data, sacrifícios eram feitos e o Sumo Sacerdote levava o sangue deste sacrifício para dentro do Tabernáculo, e O próprio Deus manifestava-se para liberar perdão e benção para o povo. Jesus, O Sumo Sacerdote da nossa fé, também levou sangue para a Presença do Pai, porém não sangue de animais, e sim o seu próprio Sangue, que derramou em favor de nós. Assim como O Sumo Sacerdote, entrava na Presença de Deus, para que O Sangue cobrisse os pecados do povo, ele também saía depois disto para abençoar o povo em Nome de Deus. Jesus voltou aos céus para que os nossos pecados fossem cobertos e nós fossemos limpos, e então certamente Ele voltará para nos abençoar e para que nós estejamos com Ele eternamente. 6º A Festa dos Tabernáculos, chamada também da Festa da Colheita, marcava o final do ano, quando caíam as últimas chuvas antes do inverno. Toda a Colheita já havia sido feita, e a Bíblia diz que esta Festa será celebrada no período milenial em que Jesus Reinar sobre toda a Terra. Entenda Bem! Jesus morreu na Páscoa, Ressuscitou nas Primícias, O Espírito veio em Pentecostes, portanto, prestemos atenção para ouvir o Toque da Trombeta de Deus, porque Aquele que subiu para a Presença do Pai, voltará e então nós celebraremos a Festa de Tabernáculos diante do Trono do Cordeiro para sempre. 7º Há ainda duas Festas chamadas de Festas menores, que falam de grandes livramentos que Deus deu ao seu povo, e que em detalhes Jesus também é manifesto. Uma Festa é a Festa de Purim, que quer dizer sortes, Festa que fala dos dias da Rainha Ester, e outra Festa chamada de Festa da Dedicação que marca a Reconsagração do Templo depois da Purificação nos dias dos Macabeus. Tais Festas eram celebradas por Jesus, e por isso Santificadas, porque tratam DO MESTRE.
Há certos princípios em cada Festa, e tudo possui um significado especial. Sempre determinadas comidas cerimoniais são servidas, como símbolos do que se está celebrando. A Alegria e A música de Adoração sempre estão presentes, porque as Festas, não são contemplativas e sim participativas.
Não temos a menor intenção de criticar aqueles que não celebram as Festas, ou sequer de defender nosso entendimento acerca do assunto contra aqueles que possam nos criticar, o que é certo para nós é que Deus quer nos revelar algo profundo enquanto nos alegramos em sua Presença, e então, atentos a Deus, é que celebramos e ensinamos sobre AS FESTAS DO CORDEIRO.
Alegre-se no Senhor! Porque A Alegria do Senhor, a nossa força é!

http://www.betlehem.com.br/

Pq postei? achei legal? não não soh quero viver em condição com Levitico 23... que fala das festas perpétuas do Senhor! Alegre-se o TEU Deus gosta de fertejar com o seu povo!

Nenhum comentário: